segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Brevidades

No dia 1º de setembro, faremos o lançamento do livro Brevidades na Livraria Sebinho.
No dia 2 de setembro, faremos um encontro com estudantes da Escola Parque da 313/314 sul. Com direito à participação da minha mãe, Alice Vieira Martins.
Esperamos vocês por lá!






quarta-feira, 24 de agosto de 2016

terça-feira, 23 de agosto de 2016

18ºC


Existem temperaturas e temperaturas. Muitas vezes, 18 ºC não é o mesmo 18 ºC.

Quando, preparando minha viagem mais recente, me informei que a temperatura ficaria entre a mínima de 10ºC e máxima de 18ºC, pensei que seria essa uma faixa confortável, à qual estou habituada. Contudo, já instalada para iniciar as atividades, embora a temperatura tivesse chegado à máxima anunciada, o frio era intenso, contrariando a expectativa em relação ao que eu me sentia familiarizada. Eu sentia mais frio do que o termômetro insistia em mostrar!

No retorno para casa, ao descer do avião, a temperatura local indicava os mesmos 18ºC... E eu podia até sentir uma certa lufada quase morna roçando a pele.

Compreendi, então, que há uma diferença fundante entre 18ºC como ponto máximo de uma parábola com a<0, e 18ºC como ponto mínimo de uma parábola com a>0.

No primeiro caso, a curva se inicia em temperaturas mais baixas. As paredes, as águas, a atmosfera, as calçadas, as plantas estão imersas no frio há tempo suficiente para se demorarem frias, fazendo pouca concessão aos processos termodinâmicos de troca de calor, mesmo quando a curva se eleva até a temperatura máxima, os tais 18ºC. Ou seja, nesse ponto máximo, o ambiente permanece frio, ainda. E quando a curva volta a decrescer, a baixa temperatura se realimenta.

Por outro lado, quando a curva se inicia em temperaturas mais altas, ou muito mais altas, os corpos guardam calor, e se demoram em dissipá-lo. As casas, a atmosfera, os gestos, os metais, tudo quanto seja sólido, tudo quanto seja etéreo. Por isso, quando a curva chega à mínima temperatura de 18ºC, o calor que emana dos corpos e substâncias mantém, ainda, tudo mais aquecido.

Por isso, os 18ºC de cada uma das parábolas nunca coincidem, no movimento, a despeito de indicarem o mesmo valor absoluto...






segunda-feira, 15 de agosto de 2016

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Você já foi a Pirenópolis?

fim de tarde...

primeira estrela (que não é estrela...)


vista do alto da Rua do Lazer

a Igreja Matriz, restaurada


o II Pirenópolis Doc foi um sucesso!


Domingo tem até engarrafamento! Mas logo passa...


Nada, nada tira o charme da ponte sobre o Rio das Almas...